PLANO DE NEGÓCIO – PONTO DE RECARGA DE VEÍCULOS ELÉTRICOS
Local: Unidade 03 - Hortolândia/SP
1. Objetivo do Projeto
Instalar um ponto de recarga de veículos elétricos voltado ao público de "recarga de oportunidade" – motoristas que param em estabelecimentos comerciais como lojas, clínicas, mercados ou restaurantes, e aproveitam para carregar o carro enquanto consomem produtos e serviços. A proposta será implementada em parceria com a unidade em Hortolândia/SP.
2. Justificativa e Potencial de Mercado
A cidade de Campinas é a segunda com maior número de carros elétricos no estado de São Paulo e a oitava do país, ficando atrás apenas da capital.
Campinas possuía um total de 7.848 veículos de elétricos.
Hortolândia possui oficialmente 218 veículos elétricos (dez/2024), número subestimado devido à expansão de condomínios de alto padrão e aumento do poder aquisitivo.
No primeiro trimestre de 2025, o Brasil registrou 39.924 veículos híbridos plug-in e 12.877 veículos elétricos.
A cidade de Hortolândia passa por forte crescimento imobiliário e tecnologico, atraindo público com maior poder aquisitivo e impulsionando a adoção de veículos elétricos. Um ponto de recarga nesse contexto representa um diferencial competitivo e sustentável.
3. Diferenciais Competitivos
Único ponto de recarga existente em Hortolândia está localizado no bairro Rosolem (Rose Pisos);
Alta visibilidade do local com fluxo qualificado de pessoas;
Atrai consumidores com perfil de renda mais elevado;
Agrega valor e modernidade à marca;
Sistema autônomo, sem necessidade de funcionário ou gestão interna;
Operação 100% via aplicativo (Intelbras ou Weg);
Recarga gratuita durante a permanencia de clientes como estratégia de fidelização e promoção;
Relatórios completos de uso e desempenho disponíveis em tempo real.
4. Investimento Inicial
*ART - Anotação de responsabilidade técnica
Observação: Não há custos com funcionários. A operação é autônoma e o cliente utiliza seu celular para iniciar a recarga.
5. Receita e Projeção Financeira
🔋 Cenário 1 – Carregador 7,5 kWh AC (Inicial)
⚡ Cenário 2 – Carregador 22 kWh (com upgrade)
Investimento adicional: R$ 4.500,00 (transformador e adequação trifásica) 380V, mediante avaliação de disponibilidade de energia junto a fornecedora.
**Investimento inicial inclui licença do software de R$ 1.490,00 (1 ano) por estação e plataforma de gestão WEMOB (WEG), com custo operacional de 10% por kWh consumido para WEMOB (WEG).
Tipos de Cobrança
Por kWh.
Tempo utilizando a estação.
Tempo de conexão do veículo sem recarga/tempo ocioso por kWh.
Multa por não comparecimento em uma reserva.
6. Divisão de Lucros
O investidor é responsável por 100% do investimento inicial e custos operacionais;
Os lucros serão divididos proporcionalmente entre o investidor e o parceiro;
O parceiro contribui com o espaço, visibilidade e acesso ao seu público-alvo, recebendo sua parte da receita conforme consumo.
7. Benefícios para a Parceiro
Imagem reforçada de modernidade, inovação e sustentabilidade;
Valorização da unidade com a presença de tecnologia de ponta;
Aumento da fidelização de clientes com oferta de recarga gratuita promocional;
Sem qualquer custo de instalação, operação ou manutenção;
Possibilidade de oferecer o serviço como um diferencial frente à concorrência;
Acesso completo aos relatórios de consumo via sistema da plataforma utilizada.
8. Riscos e Mitigação
9. Gestão, Relatórios e Validação
A leitura dos dados é feita via o software da plataforma (Intelbras/Weg), que entrega:
Total de kWh carregados;
Custo kWh;
Dias e horários de pico;
Tipo de veículo;
Tempo de recarga.
Os valores são recebidos mensalmente pelo investidor via conta de CNPJ, com repasse proporcional ao Parceiro;
O parceiro terá acesso completo ao painel de controle e poderá acompanhar as recargas e relatórios em tempo real.
Termo de Validação do Projeto
Período mínimo de validação: 1 ano;
Caso não haja interesse em seguir com o projeto, toda a estrutura será retirada sem custos;
O espaço será entregue nas condições originais, conforme registro fotográfico inicial.
Conclusão
O projeto propõe um modelo moderno e sustentável de parceria comercial, com benefícios diretos ao Parceiro e alto potencial de retorno. Com zero custo operacional interno e um mercado em franca expansão, o ponto de recarga é um diferencial competitivo e ecológico, alinhado às novas tendências de mobilidade urbana.