Dúvidas frequentes sobre carregador e carro elétricos

Um veículo não elétrico pode ser rebocado se estiver em vaga identificada?

Sim, um veículo que estaciona indevidamente em vaga destinada a recarga de veículos elétricos pode ser autuado e até removido (rebocado), desde que a sinalização esteja corretamente instalada, conforme a Resolução CONTRAN nº 965/2022 e o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Base legal:
  1. Art. 181 do CTB – Estacionamento proibido em desacordo com a sinalização

    • Infração: média

    • Penalidade: multa

    • Medida administrativa: remoção do veículo, se assim estiver sinalizado

  2. Resolução CONTRAN nº 965/2022

    • Permite sinalizar vagas específicas para veículos elétricos com placas de regulamentação (ex: placa R-6b, com mensagem complementar como "exclusivo para recarga de veículos elétricos").

    • Pode ser complementada com sinalização horizontal (pintura no solo) e placas informativas.

  3. Vaga de recarga ≠ vaga comum

    • Uma vaga de recarga não é uma vaga comum de estacionamento, é de uso restrito, exclusivo para veículos elétricos durante o período de recarga.

Condições para remoção:

Para que o reboque seja legal:

Posso cobrar pela recarga de veículos elétricos?

Sim, é permitido que veículos elétricos que não sejam do titular da unidade consumidora onde se encontra a estação de recarga sejam recarregados, inclusive para fins comerciais, conforme o Art. 554 da Resolução Normativa (RN) 1000/2022 da ANEEL. Esta regra visa fomentar o mercado de estações de recarga, que podem funcionar como postos de combustível para veículos elétricos, com preços livremente negociados.

Link para Art. 554 da Resolução Normativa (RN) 1000/2022 da ANEEL

Carro elétrico pega fogo?

Qualquer veículo pode sofrer incêndio, mas isso é até 60 vezes menos frequente em automóveis 100 % elétricos do que nos modelos a combustão. Dados oficiais dos EUA (NTSB + BTS) indicam apenas 25 incêndios por 100 000 EVs vendidos, contra 1 530 em carros a gasolina e 3 475 em híbridos. Ou seja, além de emitirem zero poluentes na rodagem, os elétricos também oferecem um risco significativamente menor de fogo – ainda que, caso aconteça, o combate exija procedimentos específicos para baterias de íons-lítio.
Link Gas vs. Electric Car Fires in 2025 (Shocking Stats)| AutoinsuranceEZ.com

Carregamento AC vs. DC – Qual a Diferença?

Os carregadores AC (corrente alternada) são mais comuns e ideais para recargas de longa permanência, como em estacionamentos, comércios e academias. Eles utilizam a rede elétrica convencional e o próprio carro faz a conversão da energia para carregar a bateria.

  • Em tomadas AC 220V (monofásico), a potência vai de 3,7 kW até 7,4 kW.

  • Em redes 380V (trifásico), a potência pode chegar a até 22 kW, proporcionando recargas mais rápidas.

Já os carregadores DC (corrente contínua) são voltados para recargas ultrarrápidas. Eles fazem a conversão da energia fora do veículo e a entregam diretamente à bateria, o que permite tempos de carregamento muito menores — ideais para rodovias, postos e centros de carga rápida.

  • A potência dos carregadores DC varia entre 30 kW e 350 kW, podendo carregar 80% da bateria em cerca de 15 a 40 minutos, dependendo do veículo.

Link - Capacidade de recarga dos veículos mais vendidos no Brasil

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